2B - Sociedade Tecnologia e Inovação

Aula 1 – Criatividade e Evolução


Entendemos aqui, como o ser humano foi evoluindo ao longo do tempo, como as sociedades foram constituídas, como as novas tecnologias vem nos ajudando a sobreviver e como a inovação foi um fator crucial para que chegássemos onde nós estamos hoje.
Como o curso é baseado em resolução de problemas, o professor nos mostra alguns problemas complexos e interdependentes como trânsito, saúde, áreas superpopulacionais e outros problemas graves como a educação.
Esses problemas, tais como todos os outros existentes, podem ser caracterizados como:
  • Bem Definidos – Problemas lineares e sequenciais;
  • Mal Definidos (Problemas Complexos) – São os problemas que necessitam de uma abordagem sistêmica; que precisam ser resolvidos em grupo (diversidade de todos os gêneros culturais e sociais para auxiliar na criação de soluções inovadoras) e que levam a evoluções disruptivas (que acaba por interromper o seguimento normal de um processo).
É importante também salientar que a definição dos problemas complexos nos remete a definição da solução, mas como há muitos públicos de interesses envolvidos com conflito de valor, muitas vezes não é possível criar uma única solução, alimentando ainda outros problemas em contextos sociais.
Para chegarmos a conclusões mais coerentes em torno dos problemas que enfrentamos dada a sua complexidade, precisamos entender questões como as demonstradas no vídeo como Por que será que perdemos drasticamente a nossa capacidade de criação e inovação se nós nascemos tão criativos?

Desde a história da criação do universo, até o aparecimento dos primeiros humanos, foi demonstrada brevemente a capacidade de metodologia de solução de problemas usando a criatividade, em todas as fases da vida acompanhando as evoluções sócio culturais ao longo do tempo.


Aula 2 – Inovação e Criatividade



Dando continuidade na aula, o professor demonstra a necessidade de despertar a necessidade de resolver problemas complexos a partir de iniciativas inovadoras e criativas. A metodologia abordada, baseada na colaboração, mostra que desde as espécies mais antigas da nossa civilização, o homem sempre evoluiu com base na colaboração e que para isso acontecer, deve-se necessariamente ser estabelecidas relações de confiança, preservando e praticando a empatia, propondo ideias e diversificando os indivíduos do grupo em suas mais variadas formações sócio culturais.
O exemplo de inovação centrada no ser humano demonstrada abaixo foi apresentado pelo professor explicando que esses exemplos já vêm sendo aplicados nessa metodologia de inovação:


Instituições governamentais dos Estados Unidos (assim como de outros países como o próprio Brasil, com seus exemplos em Santa Catarina), bem como celebridades como Bill Clinton, Tim Brown, Bill Gates também foram citadas como exemplos de usabilidade e sucesso das metodologias de inovação.

Vimos ainda que para propor soluções realmente viáveis, é necessário entender exatamente o “por que” da ocorrência dos problemas. Diversos casos foram apresentados para demonstrar a importância de criarmos soluções inovadoras para a solução dos nossos problemas mais comuns e rotineiros.






Nenhum comentário:

Postar um comentário